A superbar do Windows 7/8 é considerada por muitos como uma barra de tarefas turbinada. Ela não é apenas a barra em que ficam os ícones de acesso rápido e as janelas minimizadas, mas é também o local onde ficam armazenados os atalhos para os últimos arquivos abertos por cada uma das aplicações fixadas na barra.Adicione listas de arquivos e processos na superbar para programas que não suportam o recurso.
Essa lista de arquivos é a jumplist, uma facilidade que o Windows 7/8 trouxe para seus usuários não precisarem abrir os programas e só então conseguirem encontrar e abrir os arquivos que desejam editar ou executar. Mas não são todos os programas que apresentam suporte à jumplist, não exibindo as listas na superbar.
Para esses programas que não permitem o acesso à jumplist existe o Jumplist Extender, um programa para Windows 7/8 que garante a funcionalidade para os programas sem suporte.
Logo após instalar o programa, rode-o e selecione um arquivo executável para adicionar à jumplist. Caso o programa não esteja em execução, será pedido para que ele seja inicializado, para isso clique sobre “Run nome_do_programa” e então clique sobre o botão “OK”.
Há algumas opções que podem ser configuradas pelo usuário para limitar o número de arquivos que podem ser listados na barra de tarefas. Por fim, basta clicar em “OK” e aproveitar os benefícios da jumplist em programas que originalmente não permitiram a agregação de facilidades no acesso a arquivos.